terça-feira, 15 de novembro de 2016

ÓLEOS ESSENCIAIS X ESSÊNCIA SINTÉTICAS


                               



Atualmente tem-se tido vários problemas junto à Aromaterapia por conta de produtos sintéticos comercializados como naturais.
A adulteração e mesmo a falsificação de óleos essenciais, vem de épocas antigas. Essa prática interfere fortemente no resultado final do uso dos óleos, modificando sua composição química e assim deixando de atuar e curar e podendo acarretar consequências negativas para a saúde do usuário. Portanto, observe com bastante atenção os indicativos para a compra de um óleo, e a realize com responsabilidade e consciência.
A essência sintética é uma substância simples, produzida em laboratório através das sequências de reações químicas, realizadas a partir de poucos componentes químicos existentes em uma planta. Sendo seu processo de produção muito barato, é normal que seu custo e variedade sejam mais aceito no mercado consumidor. Porém, as essências sintéticas nada possuem de propriedades terapêuticas e farmacológicas. Para uso em Aromaterapia e Aromatologia é totalmente desaconselhável o uso dessas substâncias.
A síntese dessa diferença é que enquanto a essência sintética apenas imita o óleo essencial em sua fragrância sem nenhum potencial curativo, o óleo essencial atua na cura do ser humano em sua complexidade e completude farmacológica atuando no corpo, mente e espírito; pois como dizia Paracelso: “O óleo essencial é a quinta essência da planta, é a alma da planta! ”.

                                        Ana C F Santos - 23/10/2009 

Nenhum comentário:

Postar um comentário